Termas de S. Jorge: há 200 anos a cuidar da saúde

Este é mais um lugar com muito valor e história que é pouco conhecido da maioria dos cidadãos metropolitanos. E numa Embaixada da Água não podíamos deixar de proporcionar aos nossos futuros Embaixadores um conhecimento mais profundo da importância da água na prevenção e na promoção da saúde. Por isso visitamos e experimentamos as Termas de S. Jorge (Santa Maria da Feira).

Reza a história que a primeira cura termal aqui efetuada data de 1787. Contudo, o topónimo primitivo da freguesia, Caldelas, surge mencionado em documentação referente ao ano de 1097, o que indicia que a descoberta da nascente termal talvez tenha ocorrido durante o período de dominação romana da Península Ibérica.

Em 1787, um criado do Padre Inácio da Cunha, sofrendo de uma ferida crónica de origem varicosa, curou-a ao banhar-se regularmente "numas águas mal cheirosas que borbulhavam junto ao ribeiro do Passal". "Conhecedor do efeito milagroso destas águas, o referido Padre decidiu construir, a expensas próprias uma fonte e uns barracos em madeira, com tanques de lousa".


O primeiro balneário termal foi depois construído em 1805, durante o reinado de D. João VI. Para financiar a obra, as autoridades impuseram a cobrança de um real por cada quartilho de vinho vendido na vara do juiz de fora da comarca da Feira.

As águas minerais das Termas de S. Jorge são atualmente captadas numa única nascente, a 90 metros de profundidade, e apresentam uma temperatura natural de 23º. Apesar de incluídas no vasto grupo das
sulfúreas , revelam propriedades microbiológicas e químicas distintivas e bastante estáveis. São precisamente essas propriedades que tornam as águas das Caldas de S. Jorge indicadas para o tratamento de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, doenças crónicas e alérgicas das vias respiratórias e doenças crónicas e alérgicas de pele.

No sábado, durante a nossa visita, fomos recebidos pela Dra. Teresa Vieira, diretora das Termas de S. Jorge, que partilhou connosco, com um contagiante entusiasmo, os segredos das Termas, como por exemplo porque há um relógio parado há anos numa das paredes do balneário…

Aprendemos ainda, através de uma exposição muito completa, o significado e valores das águas minerais naturais, um tesouro que brota da terra.

Alguns de nós puderam ainda participar numa experiência termal e saímos de Santa Maria da Feira muito mais relaxados.

Muito obrigada às Termas de S. Jorge pelo acolhimento dado aos Embaixadores da Água. FOTOS

Sem comentários:

Enviar um comentário