Água para todos, gatos e leões incluídos

Não faltou água neste circuito pela cidade do Porto. Começamos por visitar as "reformadas" fontes e chafarizes que repousam nos Jardins de Nova Sintra, com vista para o Douro. O preferido da nossa guia, Joana Araújo, é o bebedouro em ferro fundido da Sociedade Protectora dos Animais que já esteve na Praça Carlos Alberto. Apresenta a curiosidade de ter uma torneira para as pessoas beberem mas também uma taça superior para os cavalos e outra inferior para cães e gatos (na imagem).

Mas de onde vinha a água que abastecia grande parte destas fontes e que abastece ainda hoje fontes como a dos Leões? Para encontrar a resposta fomos conhecer os subterrâneos da Arca d'Água, verdadeiro tesouro que se esconde no subsolo, fazendo desta praça a versão portuense dos "Jardins Suspensos da Babilónia". Palavras do nosso guia e conhecido historiador Joel Cleto que nos contou  tudo sobre as condutas que, durante séculos, abasteceram a cidade do Porto. Daqui partem túneis e galerias de água até ao centro histórico, a vários km de distância.
Fomos questionados pelo nosso guia sobre o destino das águas aqui recolhidas e provenientes de várias nascentes, na fase anterior à construção destes aquedutos. Felizmente sabiamos a resposta porque de manhã tinhamos ido conhecer a ribeira da Granja, junto à Quinta do Rio, em Ramalde. Aqui, Pedro Teiga, um dos responsáveis pela recuperação da maior linha da água da Cidade, ajudou a reforçar a nossa rede de embaixadores da água. Mesmo antes de cair uma chuva torrencial que, mais a juzante, quase impedia o hastear da Bandeira Azul nas nossas praias. No final, tudo acabou bem e ficamos a conhecer melhor o Porto, uma verdadeira Cidade da Água para todos.
Uma organização das Águas do Porto que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, integrada na Embaixada da Água, uma iniciativa do CRE.Porto.
FOTOS

Sem comentários:

Enviar um comentário